Sumário
Um cirurgião do aparelho digestivo é um médico especializado em procedimentos que visam corrigir problemas estruturais ou de funcionamento dos órgãos do aparelho digestivo.
Muitas vezes o cirurgião do aparelho digestivo também é chamado de cirurgião gastro, cirurgião digestivo, gastro-cirurgião, dentre outros nomes conhecidos popularmente.
Esse profissional é altamente especializado, pois tem uma formação específica e muito aprofundada nas doenças do aparelho digestivo. Sua formação é bastante diferente da de outros cirurgiões. Ela dura mais do que a formação de outras especialidades e é extremamente focada. Isso torna o cirurgião do aparelho digestivo um especialista completo no assunto, e diferencia ele de outros cirurgiões com formação mais geral.
O cirurgião do aparelho digestivo avalia, previne e realiza o tratamento cirúrgico de várias doenças que acometem várias partes do corpo, incluindo o esôfago, estômago, intestinos, fígados, pâncreas e baço.
O que é o aparelho digestivo?
O aparelho digestivo é um conjunto de órgãos, estruturas e glândulas que atuam de maneira organizada. Vamos ver o que faz parte do aparelho digestivo:
Trato Gastrointestinal: Composto pelo esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso, reto, mesentério e ânus.
Trato Hepatobiliar: Composto pelo fígado, vias biliares e vesícula biliar.
Estruturas Anexas: Composto pelo pâncreas e pelo baço.
Parede Abdominal: Composta por camadas de tecidos diferentes e de células diferentes.
Por meio de todos esses elementos o aparelho digestivo desempenha as suas funções no nosso organismo. Lembrando que muitas dessas funções são vitais. Ou seja, não é possível viver sem elas.
O que faz um cirurgião do aparelho digestivo?
O cirurgião do aparelho digestivo trabalha para corrigir os defeitos estruturais e recuperar o funcionamento de todos os órgãos, estruturas e glândulas do aparelho digestivo.
Os procedimentos realizados por esse especialista podem influenciar o metabolismo, a absorção de nutrientes e o sistema imune. Por isso, as cirurgias realizadas por um profissional especializado nessa área podem mudar e melhorar muito a qualidade de vida das pessoas.
Isso acontece porque o aparelho digestivo não desempenha apenas a função de digestão. Esse aparelho também produz hormônios que participam de várias funções no nosso organismo, como por exemplo na regulação e no controle do diabetes.
O aparelho digestivo também é responsável pela absorção de alimentos, vitaminas e líquidos, que são necessários para o funcionamento do nosso corpo e para a manutenção da vida.
Além disso, cirurgião do aparelho digestivo também realiza cirurgias oncológicas, que são as cirurgias para os cânceres que acometem os órgãos do aparelho digestivo.
Por meio de cirurgias específicas é possível interferir no metabolismo. É o caso da cirurgia bariátrica e metabólica. Com essas cirurgias o cirurgião do aparelho digestivo pode te ajudar a melhorar doenças como pressão alta, diabetes, obesidade, dentre outras.
Quais são as cirurgias realizadas por um cirurgião do aparelho digestivo?
Um cirurgião do aparelho digestivo pode realizar tanto cirurgias eletivas como cirurgias de emergência.
Cirurgias eletivas: São aquelas realizadas fora de um período de risco iminente para o paciente. Geralmente são programadas e planejadas com antecedência e o paciente passa por todo um processo de pré-operatório. Alguns exemplos são as cirurgias para tratamento da doença do refluxo, pedra na vesícula, cirurgia bariátrica, cirurgia de hérnias inguinais, dentre outras.
Cirurgias de emergência: São aquelas realizadas para tratar condições agudas. Ou seja, são intervenções realizadas em situações de risco de vida. Normalmente não é possível realizar um preparo pré-operatório tão completo como nas cirurgias eletivas. Alguns exemplos de cirurgias digestivas de emergência são a cirurgia de apendicite, de colecistite (inflamação da vesícula biliar), de úlcera perfurada, dentre outras.
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos doenças do aparelho digestivo que precisam de cirurgia. Lembrando que são apenas alguns exemplos, e que existem muitas outras doenças que precisam do cirurgião do aparelho digestivo.
1. Esôfago: Doença do refluxo, megaesôfago, câncer de esôfago, acalásia.
2. Estômago: Úlcera perfurada, linfoma de estômago, câncer de estômago.
3. Duodeno: Estenose de duodeno, câncer do duodeno, câncer de papila.
4. Intestino Delgado: Intussuscepção, tumores estromais, câncer.
5. Intestino Grosso (ceco e cólons) e Reto: Apendicite, estenose, perfurações, câncer.
6. Mesentério: Cistos, tumores.
7. Fígado: Alguns nódulos hepáticos, abscessos, câncer, metástases (acometimento do fígado por câncer de outros órgãos), hepatolitíase (pedras no interior do fígado).
8. Vias Biliares e Vesícula Biliar: Pedra na vesícula biliar (colelitíase), pólipo da vesícula biliar, inflamação da vesícula biliar (colecistite), cisto de colédoco, pedras na via biliar (alguns casos), câncer da vesícula biliar ou da via biliar (colangiocarcinoma), estenose da via biliar.
9. Pâncreas: Cistos (alguns casos), nódulos, pancreatite crônica, câncer, estenose do ducto pancreático.
10. Parede abdominal: Hérnias, lesões, diástase muscular.
Há também a cirurgia bariátrica e metabólica e a cirurgia de transplante de órgãos digestivos (fígado, intestino e pâncreas), que também são áreas de atuação da cirurgia do aparelho digestivo.
Outra área de atuação importante da cirurgia do aparelho digestivo é na correção de intercorrências e recuperação de complicações decorrentes de outras cirurgias na cavidade abdominal. O cirurgião do aparelho digestivo auxilia outros profissionais cirurgiões nos casos de maior complexidade.
É importante levar em consideração que algumas das doenças citadas não vão precisar obrigatoriamente de cirurgia. Algumas delas podem até ser tratadas com medicamentos, ou até mesmo somente serem acompanhadas.
Para saber se o seu caso é de cirurgia, é importante consultar com um profissional altamente especializado. O médico especialista mais indicado é o cirurgião do aparelho digestivo, justamente porque tem uma formação altamente focada nessas doenças, ao contrário de médicos apenas com formação geral.
O Dr. Evandro Mariot é cirurgião especializado em cirurgia do aparelho digestivo. Por isso ele pode lhe avaliar de forma minuciosa e bem completa. Além disso, o Dr. Evandro Mariot possui uma formação complementar bastante ampla em cirurgia minimamente invasiva e videocirurgia do aparelho digestivo. Com isso, ele pode realizar a sua cirurgia com resultados ainda melhores.
Como é a formação de um cirurgião do aparelho digestivo?
Para ser um cirurgião do aparelho digestivo é preciso primeiro ser médico. Então o profissional precisa passar pelos seis anos da graduação em Medicina. Depois disso, precisa passar por uma formação em cirurgia geral, na qual passa por vários estágios de várias especialidades cirúrgicas. A formação em cirurgia geral serve para o profissional desenvolver as primeiras habilidades e ter os primeiros contatos com as técnicas cirúrgicas.
Depois de tudo isso, o médico precisa prestar uma prova para entrar em um programa de formação de cirurgia do aparelho digestivo. Agora esse profissional terá contato aprofundado com as doenças do aparelho digestivo.
Nessa formação o médico cirurgião passa por diversos treinamentos altamente especializados para realizar diagnóstico de doenças do aparelho digestivo e também para conhecer as indicações reais e as contraindicações de cirurgia digestiva.
Além disso, o médico em formação de cirurgia do aparelho digestivo treina constantemente todas as técnicas cirúrgicas e aprende todos os acessos cirúrgicos (cirurgia aberta, videolaparoscopia, robótica).
Nesse programa de formação especializada o médico passa por treinamento em todas as intervenções cirúrgicas sobre o aparelho digestivo, seja para tratar as doenças primárias (aquelas doenças próprias do aparelho digestivo) ou para intervir no aparelho digestivo para tratar doenças de outros sistemas do organismo humano.
Para concluir a formação mínima de cirurgia do aparelho digestivo são necessários pelo menos 10 anos. Isso mesmo, uma década é o tempo mínimo para se tornar um cirurgião do aparelho digestivo.
Depois disso, é comum que o especialista em cirurgia do aparelho digestivo se especialize em segmentos específicos. Por exemplo, é possível se especializar ainda mais em cirurgia de esôfago e estômago, cirurgia de parede abdominal, cirurgia hepatopancreatobiliar (fígado, vias biliares, vesícula biliar e pâncreas), cirurgia bariátrica, transplantes, etc.
O Dr. Evandro seguiu todo esse caminho para se tornar um cirurgião altamente especializado. E continua sempre realizando cursos, aperfeiçoamentos e treinamentos em novas tecnologias e novos tratamentos. Com isso, o Dr. Evandro se mantém constantemente atualizado ao mesmo tempo que aprimora ainda mais as suas habilidades.
Qual a diferença entre um cirurgião do aparelho digestivo e um gastroenterologista?
As duas especialidades caminham juntas. Cada uma ajuda e complementa a outra. O gastroenterologista é o médico que se especializou nas doenças clínicas do aparelho digestivo.
Alguns exemplos de doenças tratadas pelo gastroenterologista são a gastrite, hepatite, cirrose hepática, intolerância à lactose, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, doenças funcionais do esôfago, dentre tantas outras.
Existem algumas doenças que são de atuação conjunta do gastroenterologista e do cirurgião do aparelho digestivo. Como exemplo podemos citar a doença do refluxo, o megaesôfago, os cistos hepáticos, etc.
Por isso é muito comum que os médicos dessas duas especialidades encaminhem pacientes um para o outro. Inclusive, muitas vezes, a decisão por qual tratamento seguir é tomada em conjunto por esses dois especialistas.
Qual a diferença entre um cirurgião do aparelho digestivo e um cirurgião geral?
A cirurgia geral é a formação cirúrgica inicial para a maioria das especialidades cirúrgicas da medicina. O profissional que conclui a formação em cirurgia geral adquire uma formação mais geral, como o próprio nome diz.
O normal é que, após terminar a formação em cirurgia geral, o médico se especialize ainda mais em alguma área. Pode ser em cirurgia plástica, cirurgia vascular, urologia, ou cirurgia do aparelho digestivo, dentre outras.
A cirurgia do aparelho digestivo surgiu exatamente para suprir a necessidade de profissionais especializados nesse sistema orgânico. Ela existe porque o aparelho digestivo possui uma grande complexidade e pode ser acometido por uma lista muito extensa de doenças cirúrgicas. E nada melhor do que um profissional especializado para tratar elas.
Vamos imaginar a seguinte situação: você precise de uma cirurgia no coração. Quem você gostaria que realizasse a sua cirurgia, um cirurgião cardíaco especializado, ou um profissional com formação geral? Se fosse uma cirurgia plástica? Gostaria de ser operado por um cirurgião dessa especialidade ou tanto faz?
Pois bem! Se você prefere um cirurgião especialista para essas situações, porque não iria querer um especialista para operar a sua vesícula biliar ou o seu estômago?
O Dr. Evandro é cirurgião do aparelho digestivo, e também é cirurgião geral. Após passar por essa formação mais geral, optou por se especializar ainda mais justamente para dar uma atenção melhor e mais completa para os seus pacientes.
O que esperar da consulta com o Dr Evandro enquanto cirurgião do aparelho digestivo?
A consulta pode variar conforme a necessidade que o paciente apresenta.
O Dr. Evandro realiza um atendimento personalizado para cada paciente. Ou seja, sua consulta é direcionada para o problema que está afligindo o paciente, sem “receitas de bolo” ou condutas “padronizadas”. Com o Dr. Evandro, o seu atendimento é único, justamente porque você é único.
Na sua consulta o Dr. Evandro irá te ouvir para compreender o que te levou a buscar o atendimento. Também fará perguntas para poder entender com exatidão como ele poderá te ajudar. Essas perguntas servem para investigar mais a fundo os seus sintomas.
O Dr. Evandro também irá avaliar todos os aspectos da sua saúde, como por exemplo:
- Medicamentos em uso.
- Histórico de saúde.
- Histórico de cirurgias.
- Alimentação.
- Outras avaliações que sejam necessárias.
Então o Dr. Evandro realizará um exame físico meticuloso para verificar o que está acontecendo e localizar possíveis sinais de problemas de saúde.
A partir disso será possível construir um plano de acompanhamento personalizado com exames complementares e o tratamento necessário para corrigir o problema.
Agora você já sabe o que esperar de um cirurgião do aparelho digestivo e de uma consulta com o Dr. Evandro.